quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Era uma vez... para sempre

Livraria Arquivo

30 de Janeiro de 2010

Data Inscrição: 27/01/2010
10h00 às 13h00
14h30 às 17h30
35,00€

Vagas: 20

Era uma vez... para sempre!
Escrever para Crianças
Margarida Fonseca Santos

O que é escrever para crianças e jovens?... Uma das coisas mais importantes a reter é que não há receitas – há muito caminhos onde o jogo, o olhar sobre o mundo e os afectos se cruzam.

Tendo como ponto de partida alguns exercícios de escrita criativa, o que se pretende com este pequeno curso é compreender a especificidade da escrita nesta área e experimentar vários caminhos, desde o universo fantástico aos objectos como personagens, do trabalho do diálogo à construção de enredos, passando pelo uso da metáfora e pelos jogos de non-sense .

Margarida Fonseca Santos tem vários livros publicados, sobretudo na área infanto-juvenil. No CLIC – Clube de Literatura, Ilustração e C.ª, orienta ateliers de escrita criativa com crianças, adultos e professores. Em 1996, ganhou o prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação APE/IPLB, e, em 2008, ganhou o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes. Escreveu várias peças de teatro onde se destacam: as peças sobre Matemática para crianças e jovens, e O Navio dos Rebeldes (T. da Trindade), António, Bispo do Porto (Seiva Trupe) e A Filha Rebelde (T. Nac. D. Maria II), encontrando-se de momento em cena a peça Quando os bichos se reúnem (Bica Teatro). Autora (ou co-autora) das colecções 7 Irmãos , O reino de Petzel , As Aventuras de Colombo , A Escola Fantástica, Frik , e Génios do Mundo . Publicou, entre outros muitos outros livros para crianças e jovens, O Nó dos Livros, Chamem-lhes nomes , 7X5 Histórias de Liberdade . Histórias para contar consigo , Começar de Novo , Escrito a lápis, O n.º 11 , são alguns dos livros que publicou para adulto.

“A minha vida mudou quando decidi dedicar-me à paixão que é escrever. Comecei pela literatura infantil, depois segui para a juvenil, mas nunca deixei de escrever para adultos. Ensinar pela escrita e contar as minhas histórias são as duas outras paixões...” Margarida Fonseca Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário