sábado, 20 de março de 2010

À Conversa com... Paulo Feytor Pinto


Livraria Arquivo

23 de Março de 2010 - 18h30

A propósito do livro “Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”

Semana Da Juventude De Pombal

Com o objectivo de promover o associativismo juvenil, o Município de Pombal promove a Semana da Juventude, entre os dias 23 e 28 de Março, no EXPOCENTRO - Centro Municipal de Exposições de Pombal.

A Semana da Juventude pretende envolver os jovens e associações juvenis, criando um espaço onde possam demonstrar as suas actividades e o trabalho que têm vindo a desenvolver, assim como promover a troca de ideias e experiências, incentivando às boas práticas.

Inserida na Semana da Juventude, realiza-se a ExpoJuventude, de 26 a 28 de Março, oferecendo um conjunto de expositores relacionados com as várias temáticas da Juventude, com a presença de estabelecimentos de ensino, associações juvenis de âmbito local, distrital e nacional; o Espaço Cidadania, com a presença da PSP e dos Bombeiros de Pombal; Espaço Solidariedade, com instituições de solidariedade social de âmbito local; Espaço Saúde, com uma forte representação do Centro de Saúde de Pombal, bem como do Departamento Regional de Saúde Pública e a Escola de Enfermagem de Coimbra, que irão estar presentes com uma equipa de estudantes de enfermagem e medicina, para aconselhamento aos jovens relativamente ao consumo de álcool e sexualidade responsável, e que irão realizar rastreios VIH/SIDA; Espaço Desporto, com associações desportivas locais, entre outras.

No âmbito da ExpoJuventude, o EXPOCENTRO acolhe um dos maiores e melhores eventos de entretenimento tecnológico que se realizam em Portugal, a XL Party, com a presença de centenas de jovens, numa verdadeira festa do futuro, que funde diversas áreas do entretenimento e das novas tecnologias, com computadores e consolas de jogos, a que estão associados parceiros internacionais e media nacionais.


De referir que as entradas são gratuitas e que haverá transporte grátis, com partida do Largo do Cardal para o EXPOCENTRO.


Programa

23 de Março, terça-feira

Biblioteca Municipal de Pombal

21h00 - Literatura Juvenil: Ciclo de Jovens Poetas de Pombal

Leitura de textos dos nossos jovens artistas literários Pombalenses com ambiente musical.


24 de Março, quarta-feira

Zona Desportiva de Pombal

14h00 às 19h00 - Desportos Radicais

- Demo Street POMBAL 2010

Demonstração de Street pelos melhores atletas nacionais e escola de desportos radicais urbanos.


25 de Março, quinta-feira

Café Concerto

21h00 - Tertúlia: «Desafios e oportunidades na Juventude»

Actuação dos FUNKOFF


26 de Março, sexta-feira

EXPOCENTRO

14h00 - Abertura da Expocentro

15h00 - Inauguração da EXPOJUVENTUDE

16h00 - Espectáculo de abertura com ETAP

18h00 - Workshop de DJ’s (inscrições limitadas) com Dj KIKO

22h00 - Espectáculos:

- AVATAR

- Kidzonamek

- DJ ALVIM


27 de Março, sábado

EXPOCENTRO

14h00 - Abertura da Expocentro

15h00 - Street-Basket

16h00 - Prova Perícia Automóvel

17h00 - Ateliers culturais com o Município

22h00 - Concertos:

- Plaggio

- Poeta Rebelde

- Dealema


28 de Março, domingo

EXPOCENTRO

14h00 - Abertura da Expocentro

15h00 - Prova Perícia automóvel

16h00 - Workshop Astronomia

17h00 - Demonstrações Dança, Ginástica, Karaté

18h00 - Entrega dos prémios da XL PARTY

- Espectáculo com Orange Blue


Actividades radicais (Sexta, Sábado e Domingo):

Lan Party; Retro Games; Simuladores; Electronics Sports; Insufláveis; Parede de Escalada; Tiro com Arco; Pista Carrinhos a Pedais; Air Bungee/Saltos de Elásticos; Street Soccer Basket; Matraquilhos Humanos; Super Future Slide; Perícia Automóvel.


Uma organização do Município de Pombal, em parceria com a ETAP, PMUGest, ADILPOM, Federação Distrital de Associações de Leiria, ADEPES, Pombal Jovem, Associação Horizonte e Associações de Estudantes da Escola Secundária de Pombal, da ETAP e do Instituto D. João V.

Comemorações Do Dia Mundial Da Água

22 de Março

No próximo dia 22 de Março e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Leiria organiza uma saída de campo ao Rio Lis, tendo convidado crianças do 4º ano do Jardim de Infância João de Deus e ONGs (Quercus, Oikos e Vertigem).

Esta actividade inserida no Projecto Rios tem início pelas 9h30, junto ao Centro de Interpretação Ambiental (Jardim de Santo Agostinho) e será realizada no troço do Rio, entre a Ponte dos Caniços e a Ponte Hintze Ribeiro.

Os participantes irão realizar uma caracterização geral daquele troço do Rio Lis, através de medições de parâmetros físico-químicos, para além da observação e identificação de macro invertebrados bentónicos, enquanto bioindicadores da qualidade da água.

O Projecto Rios é um projecto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, através do seu estudo, com vista à aplicação das exigências da Directiva Quadro da Água e da Lei da Água.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Palestra "O Castelo de Leiria - velhas e novas questões da sua História"

Casa-Museu João Soares

Dia 20 de Março - às 17h00

Entrada livre

Palestra pelo historiador leiriense Professor Doutor Saul António Gomes sob o tema "O Castelo de Leiria - velhas e novas questões da sua História", no âmbito da exposição "Korrodi e o restauro do Castelo de Leiria" patente na Casa-Museu. Saul Gomes irá mostrar pela primeira vez uma planta inédita do castelo de Leiria do início do século XIX que contém novas informações.

"Plante Uma Árvore" Em Pombal

21 de Março

No âmbito da Política Europeia da Energia e Alterações Climáticas, o Município de Pombal realiza, no próximo dia 21 de Março, domingo, pelas 15h30, no Jardim das Cegonhas, a iniciativa "Plante uma Árvore", para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, bem como para comemorar o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta.

"Plante uma Árvore em Pombal" é um projecto ambiental que promove a plantação de árvores e arbustos autóctones, assim como a colocação de caixas-ninho, e destina-se à população em geral. A participação nesta acção é gratuita e não requer inscrição.

Esta acção de plantação de árvores, preferencialmente autóctones em Portugal continental, de modo a assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, é promovida pela Representação da Comissão Europeia, a Autoridade Florestal Nacional e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com vários municípios.

Pretende-se, com esta acção, despertar e sensibilizar a população para a importância da preservação e conservação da biodiversidade, associada à mitigação das alterações climáticas.

Comemorações Do Dia Mundial Da Floresta

“Se eu fosse uma árvore…Conhecer, para aprender a gostar e saber preservar”, é a iniciativa que a Câmara Municipal de Leiria vai levar a efeito em conjunto com as escolas do Concelho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta (21 de Março), e que tem como objectivo sensibilizar os mais novos para a necessidade de preservar o património arbóreo existente.

Esta iniciativa dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º CEB do concelho de Leiria, bem como a utentes de instituições de solidariedade social, no âmbito da deficiência, terá lugar através de um concurso de cartazes subordinados ao tema “Se eu fosse uma árvore…Conhecer, para aprender a gostar e saber preservar”, nos quais constem frases alusivas aos cuidados a ter com as árvores.

Através da expressão escrita e artística, pretende-se promover o envolvimento das crianças na defesa da natureza, potenciando a responsabilidade colectiva na preservação de um bem comum, considerado cada vez mais importante para a manutenção do ambiente como é o recurso “árvore”.

Os cartazes realizados serão expostos no Centro de Interpretação Ambiental e sujeitos a votação de acordo com regulamento próprio, podendo a população participar na votação através do e-mail: arvore@cm-leiria.pt.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 22 de Maio, Dia da Cidade e Dia Internacional da Biodiversidade, no stand da Câmara Municipal de Leiria, no recinto da Feira de Maio.

As inscrições para o concurso de cartazes deverão ter lugar até ao dia 19 de Março, na Divisão de Parques e Espaços Verdes, na Rua da Cooperativa em São Romão, ou através do telefone 244 839 500, extensões 539/543, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14 às 17h30.

Considerando que o ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, no âmbito destas comemorações, serão colocadas nas escolas e em espaços públicos em que tenha sido detectada a processionária do pinheiro, caixas ninho em madeira, cedidas pela Autarquia.

A colocação destas caixas ninho visa também sensibilizar as crianças para a importância de preservar espécies que contribuem para o equilíbrio do ecossistema em que habitam, criando, por um lado, condições para que os chapins, pássaros considerados como um controlo natural da praga, nidifiquem nos espaços identificados e por outro lado, que a comunidade escolar seja convidada a conhecer a avifauna existente e a envolver-se directamente na sua conservação.

Tí-tó-tis – dança e música para bebés


Teatro Miguel Franco

20 de Março de 2010 - 11h00; 12h00

6€

DançArte

Criámos um baú de brinquedos... Um baú mágico onde a imaginação não tem limites e onde todos nos sentimos bem. Um baú habitado por um mundo de fantasia, por bebés meninas e bebés meninos, mas também por mamãs e papás babados. Ti-tó-tis – dança e música para bebés é um espectáculo que oferece a dança e a música num contexto pensado ao pormenor, onde a luz, o som, o cenário e a imagem se interligam e criam uma oferta única. Com o objectivos de criar novos públicos, deste tenra idade, a proposta estabelece também hábitos culturais para toda a família. Os intérpretes – dois músicos, duas bailarinas e um actor - dividem o espaço com os bebés e os pais que os acompanham, criando situações de interacção.

Ficha técnica:
Coreografia: Sofia Belchior
Composição musical: António Machado
Cenografia: Ricardo Mondim, Sofia Belchior e António Machado
Boneco, Gato e Relógio: Ricardo Mondim
Desenho de luz: António Machado e Sofia Belchior
Figurinos: Sofia Belchior e Mariana Santos
Interpretação: DançArte – Companhia residente no Teatro S. João, Palmela e Ária da Música: António Machado, Rita Cardoso, Ricardo Mondim, Sérgio Oliveira e Sofia Crispim
Apresentação: Sofia Belchior e Joana Machado
Agradecimento: Joana e Manuel
Produção: Passos e Compassos 2010

Observações:
dos 0 aos 36 meses
Duração aprox.: 40m
Lotação limitada

Concerto Acústico - Dina


Estádio Municipal de Leiria

20 de Março de 2010 - 20h00

Inserido num Jantar Solidário, de angariação de fundos.

O Estádio Municipal de Leiria acolhe no próximo dia 20 de Março, pelas 20h00, um Jantar Solidário, de angariação de fundos para a compra de equipamentos para um Lar Misto para Crianças e Jovens em Risco, a abrir proximamente pela Associação de Solidariedade Académico de Leiria.

Este jantar contará com a actuação da Cantora Dina, acompanhada de 5 músicos.

Observações:
Académico de Leiria, Tel.: 244 816 690 | 919 185 365 | jantar.solidario.asal@gmail.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cazino


Cine-Teatro de Pombal

20 de Março de 2010, 23h00

Café Concerto

4,00 €

Metamorfose

A banda é formada por Duda (voz), ex-Reckless, Alexandre Almeida (guitarra), ex-Bandemónio, Domingos Alves (teclas) ex-Fingertips, Daniel Carvalho (baixo) e Nuno Almeida (bateria).

TRYLER

A Boda


Cine-Teatro de Alcobaça

20 de Março de 2010 - 21h30

8€

Com Maria Vieira - Teatro Experimental de Cascais

“A Boba” é um espectáculo com encenação de Carlos Avilez, realização plástica de Fernando Alvarez e canções originais de Luís Pedro Fonseca. Com um texto de Maria Estela Guedes, Maria Vieira interpreta “A Boba”, uma peça que destrói o mito medieval de Pedro e Inês.

Dividida em três actos, satiriza-se sobre a natureza do amor e a forma diferente como homens e mulheres amam e vivem esse sentimento. Para contar e mostrar o mito da história de Pedro e Inês recorre-se a diversos autores, desde Agustina Bessa Luís até Camões ou Bocage. Fala-se dos ciúmes de D. Afonso IV pelo filho; do medo que Pedro tinha do pai violento; da pedofilia e homossexualidade de D. Afonso IV; das mentiras e infidelidades de Pedro e da sua cobardia, que o levou a fugir de Coimbra para não presenciar a morte da sua amada Inês.

De: Maria Estela Guedes
Encenação: Carlos Avilez
Interpretação: Maria Vieira

Observações:
M/16
Duração: 1h20

"Quem tem medo do lobo mau..."


Livraria Arquivo

20 de Março de 2010 - 14h30

Conversas entre Pais. Dinamizadores: João Lázaro Clínica de Psicologia.

Medos: falar e concretizar (coisificar); a importância da dualidade Bom/Mau; ansiedade - obsessões e compulsões.

Observações:
Sujeito a inscrição prévia.

terça-feira, 16 de março de 2010

Fried Chicken & Gasoline


Orfeão Velho de Leiria

19 de Março de 2010, 22h00

Rock / Blues / Metal

Entre a diversão crua do rockabilly, o poder indesmentível do metal e uma certa melancolia do southern blues rock, os Fried Chicken & Gasoline evocam uma mistura de Velvet Revolver e Tesla com Great White e ZZ Top. Diversão e riffs que não saem da cabeça são a proposta desta banda de Leiria, que não vai deixar ninguém indiferente. "

Membros da Banda:
Pedro Brandão - Guitarra e voz
Bruno Alves - Guitarra
Peter Slaughter - Baixo
Filipe Dias - Guitarra
Marco Dias - Bateria

Concerto de Aniversário da Banda de Alcobaça


Cine-Teatro de Alcobaça

19 de Março de 2010, 21h30

3€

Entrada livre a sócios

Direcção: Rui Carreira

Na génese da Banda de Alcobaça está um agrupamento musical composto apenas por instrumentos de metal: a Fanfarra Alcobacense. Apesar de uma existência curta, de 1900 a 1920, devido ao seu alto nível artístico-musical, o Rei D. Carlos e a Rainha Dona Amélia concederam-lhe o honroso título de Real Fanfarra Alcobacense.

A 19 de Março de 1920, em plena 1ª República, era fundada a Banda de Alcobaça que durante décadas levou a sua música a muitas localidades do país. Depois de um interregno de 28 anos, a Banda voltou à actividade em Janeiro de 1985, graças ao empenho de um grupo de alcobacenses que, para o efeito, criou uma escola de música.
Hoje, a Banda de Alcobaça funciona como classe de conjunto para os alunos mais avançados da Academia de Música de Alcobaça (estabelecimento de ensino de que é titular) que juntamente com a geração que refundou a Banda em 1985, trilham um caminho musical moderno: o de uma orquestra de concertos com um reportório escrito para esta formação.

Este concerto inaugura um ano pleno de actividades alusivas aos 90 anos que se comemoram em 2010, dos quais destacamos a gravação de um disco.

Observações:
M/6
Duração: 60min

Workshop Cartonagem

segunda-feira, 15 de março de 2010

Workshop Carimbos Carimbos


Americana

18 de Março

Sessão 1 - das 10h às 13h
Sessão 2 - das 15h às 18h

25 €

Workshop Carimbos Carimbos

Formadora: Olivia Serra Lopes

Confecção de um saco em pano crú com carimbos e aplicação em strass

Conferência Estratégia - Que Rumos Para A Economia Portuguesa?


Conferência Estratégia - Que rumos para a economia portuguesa?

Auditório do Estádio Municipal de Leiria

Dia 18 de Março (quinta-feira) - 18:00H

Terceira conferência do Ciclo “Estratégia”. Conferência INVEST/ISLA.

Dr. José Vieira da Silva, Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, o Professor Doutor António Nogueira Leite, economista e administrador de empresas e o Dr. Jorge Santos, gestor e administrador de empresas são os convidados da revista INVEST e do ISLA, para a terceira conferência do Ciclo “Estratégia” que será subordinada ao tema “Que rumos para a economia portuguesa”.

Observações:
O evento decorre no auditório do Estádio Municipal de Leiria (entrada pela Porta 7), na cidade de Leiria.

domingo, 14 de março de 2010

Noites branca


Orfeão Velho de Leiria

17 de Março de 2010 - 22h00

Chão Concreto

A premissa central de uma adaptação da obra russa tem, como incontornável primeiro, o romance de amor entre o personagem anónimo – o Sonhador – e Nástenka. A história de amor assume-se como motor operativo - em discurso directo, dialogante - para um tratamento dramaturgico do enredo. Não obstante, esta evidência não ofusca aquela que será a pedra basilar para a construção deste espectáculo: a solidão e o diálogo interior do Sonhador dostoiévskiano.

Partindo de dois actores, a proposta é fazer uma incursão ao mesmo texto - respeitando a estrutura literária e formal - mas operando uma subversão dramaturgica subtil, no sentido de perpetuar o ponto de partida comum ao universo de dostoievski: o monólogo. Ambos contam a história, que é a sua, porque ambos são o mesmo Sonhador. O espectro do sonho é ampliado e o discurso ganha uma vida diferente, ainda mais próxima da memória afectiva, ao passar para o plano indirecto. O Sonhador entra e sai da sua própria história; encena-a; relata-a; confirma-a. O uso de dois actores potencia o jogo cénico e vai permitir uma abordagem essencialista e objectiva, procurando sempre o âmago das palavras e das emoções. O uso de dois actores homens tem como vantagem dramaturgica impossibilitar a concretização da imagem feminina, perfeita, sonhada e sempre idealizada.

O resultado é um ensaio sobre a solidão, numa espécie de solilóquio dialogante.

O espectáculo estreia agora, no Porto, tendo prevista uma reposição durante o ano de 2010, bem como a circulação pelas salas de espectáculos nacionais.

Texto: Fiódor Dostoiévski
Tradução: Filipe Guerra e Nina Guerra
Dramaturgia: Rodrigo Santos
Encenação: Rodrigo Santos
Interpretação: Ivo Bastos e Nuno Preto
Desenho de Luz: Pedro Vieira de Carvalho
Cenografia: Ricardo Preto
Figurinos: Catarina Marques
Sonoplastia: Rodrigo Santos
Design Gráfico: Mónica Santos
Produção: Marta Lima