segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Óbidos recebe simpósio sobre castelos


O primeiro simpósio realizou-se em Palmela, cabe a Óbidos receber o próximo. A iniciativa “contará com a participação de alguns dos maiores especialistas franceses, espanhóis, portugueses e ingleses, em castelos do espaço mediterrânico” disse à Lusa Miguel Silvestre, responsável pela Rede de Investigação, Inovação e Conhecimento de Óbidos.
“Cientificamente é um evento da maior importância, dirigida a um público especializado que poderá ficar a conhecer as mais recentes investigações sobre castelos”.
O programa apresentado assenta num conjunto de realizações que se iniciaram com as Nano Conferências, uma iniciativa que cruza a exposições de arte agendadas para Galeria NovaOgiva com palestras científicas da responsabilidade das equipas da Rede de Investigação, Inovação e Conhecimento de Óbidos.
A primeira Nano Conferência partiu de uma exposição da artista plástica Cristina Ataíde, comentada por um investigador do Museu de História Natural.
Pedro Valdez Cardoso, Manuel Casimiro e José Aurélio são alguns dos artistas cuja obra será ponto de partida para as palestras de outros investigadores da rede como o objetivo de “pôr artistas e cientistas a comunicar” explica Miguel Silvestre.
A edição de 12 livros sobre os trabalhos de investigação desenvolvidos pela rede é outra das vertentes das comemorações.
A par a autarquia pretende aumentar a visibilidade de Óbidos como “tema de estudo académico” através da publicação de conteúdos sobre a vila em revistas dedicadas ao património cultural.
O castelo de Óbidos foi declarado Monumento Nacional em 1910, integrando uma lista de classificações pioneiras que Miguel Silvestre considera “um marco importante em termos dos valores e preocupações que passaram a haver em torno do património”.

Noticia retirada do site HardMusica

Sem comentários:

Enviar um comentário