quarta-feira, 10 de março de 2010

Apresentação do livro "O Chão da Renúncia"


Livraria Arquivo

13 de Março de 2010 - 18h30

De Aida Baptista

“ Benguela foi a cidade onde me conheci, cresci e tornei mãe e mulher.

Foi aí que forjei a identidade que carrego nos genes e moldei a minha dupla natureza: europeia, por herança familiar;africana, na incorporação de aprendizagens nascidas de um chão que aprendi a conhecer a partir de uma idade vazia de memórias.

Deixei Benguela no turbilhão da guerra civil, quando a segurança de dois filhos pequenos falou mais alto e ditou um regresso ao chão desconhecido das raízes ancestrais.

Regressei trinta anos depois (...). Por isso, as crónicas seleccionadas para esta edição são uma intrincada teia de textos que, para além do registo para memória futura de um conjunto de experiências que reflectem novas realidades, revelam uma despudorada confissão de estados de alma e emoções na sua nudez mais completa.
Em ambas as situações, porém, a escrita nunca aparece de forma desapaixonada, porque o passado e as experiências vividas noutros lugares interferem na análise que se pretendia isenta e neutra.”

"«O Chão da Renúncia» é um testemunho de emoções e vivências passadas no mesmo lugar afectivo, mas decorrentes de um novo tempo histórico."

Aida Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário