sexta-feira, 5 de março de 2010

Um Espectáculo De Arte Comunitária "Vale"

Grande Auditório CC Caldas

6 de Março às 21:30
7 de Março às 16:30

"Vale" é um projecto de criação artística regional que parte do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo e se conjuga com os Teatros e as comunidades onde estes hoje se integram.

Este é um espectáculo coreográfico e musical que mobiliza 13 intérpretes vindos da dança, do teatro e da música, 30 participantes locais e que com a sua dinâmica laboratorial cria espaços de encontro e trabalho regular entre artistas e as populações: população jovem, sénior, famílias e adultos.

O projecto surge de um convite que a Artemrede fez a Madalena Victorino para criar um projecto de Arte Comunitária para o Vale do Tejo.

Um projecto que constrói um “anel” de afinidades entre teatro e território e que através do seu modo de criação, leva sectores humanos habitualmente distanciados a aproximarem-se entre si e a aproximarem-se do Teatro.

"O Teatro como casa de celebração, casa aberta e viva, em que a actividade teatral diz respeito, faz sentido, entusiasma e interessa os seus habitantes", refere a criadora.

"Vale" apresenta-se sob a forma de 4 canções coreográficas que, cheias de episódios roubados com os olhos a Alcanena, Montijo, Santarém e Sobral de Monte Agraço, se compõem numa narrativa forte e fluida de movimentos musicais e movimentos ficcionados com os corpos e a sua voz.

"Nesta terra onde o rio é mar, aprendemos que a pele tem flor, que o gado tem vida de homem, que os lençóis são de água escura, que as pedras se rebentam para fazer nascer as oliveiras, que no tomilho poisam morcegos, que o vento lava, leva e traz", adianta Madalena Victorino.

A música deste espectáculo é de Carlos Bica, mas tocada ao vivo por músicos da região.

"Todos nós conhecemos o fandango ou já tivemos a oportunidade de ouvir um vira ribatejano, no entanto teria sido muito pouco interessante restringir o programa musical deste espectáculo ao uso único de folclore característico da região ou adaptações do mesmo", comenta Carlos Bica.

Apesar de inspirado nos costumes, tradições e paisagens da região o "Vale" é muito mais do isso, "ele fala de nós e quer ser um hino à Vida".

Para Carlos Bica e para os músicos participantes, "foi um desafio não nos limitarmos a tentar reproduzir a herança deixada pelos antepassados e pela arte dos que nasceram e viveram na região mas também dar um pouco de tudo aquilo que nós somos e fazemos no aqui e agora".

Em cada local o espectáculo será único, dada a presença de cerca de 30 participantes escolhidos entre a população.

Duração: 75 min.
m/6

Preço Normal - 12,50€
Preço Especial - 10€

Criação Madalena Victorino em co-criação com os intérpretes
Direcção Musical e Música Carlos Bica
Interpretação Ainhoa Vidal, Costanza Givone, João Vladimiro, Lucília Raimundo, Marta Silva, Martinho Silva e Miguel Fragata
Músicos André Silva [guitarras], Carlos Santos [baixo eléctrico], Emanuel Soares [acordeão], Isaac Achega [bateria], Luís Martins [guitarras] e Pedro Salvador [guitarras]
Assistência Artística [Dança] Marta Silva
Assistência Artística [Textos e Comunidade] Inês Barahona
Consultoria Artística Peter Michael Dietz
Desenho de Luz Cristóvão Cunha
Fotografia Hélder Cardoso
Realização de Vídeo Eva Ângelo, Hélder Cardoso e João Vladimiro
Vídeo Pedro Sousa e Luís Bombico
Vídeo Documentário Eva Ângelo
Figurinos Ainhoa Vidal
Costureira Lucília Peleias
Produção Executiva Inês Barahona
Produção Artemrede – Teatros Associados

Sem comentários:

Enviar um comentário